Robert Downey Jr. é o Homem de Ferro. Disso não há a mínima dúvida! O ator conseguiu a proeza de ser o ícone vivo do personagem Tony Stark, tanto, que sua imagem já está associada a franquia o que é ótimo para ele, mas péssimo para a Marvel e a Disney. Downey já disse que pretende aposentar o smoking e o capacete do herói Vingador.Os fãs, tanto quanto os produtores, já estão apavorados. Como substituir alguém que ficou tão bem no papel.

Este sempre foi o trauma de qualquer diretor ou produtor: o medo de que um ator, por qualquer motivo, deixe o personagem. Quem não se lembra do ocorrido com a ótima série Spartacus onde perdemos o ótimo Andy Whitfield e a série sofreu alguns atrasos e adaptações para a chegada de um novo ator. Longe disto, Downey está em ótima saúde, mas quer sair por cima após o lançamento de Os Vingadores 2 e 3. Então fica a pergunta: quem irá assumir o papel de Tony Stark e de Homem de Ferro?

“Robert Downey Jr. é o Homem de Ferro. Disso não há a mínima dúvida! Mas o ator já disse que não vai ficar para sempre. Quem pode assumir o papel?”

Os estúdios não tem planos para aposentar o personagem nem de fazer um “reboot” (ufa!). Em abril de 2012, Kevin Feige (presidente da Marvel Studios), comparou o papel de Tony Stark ao de James Bond, dando a entender que eles manteriam o formato de atores que assumem o papel de um personagem que permanece na ativa. Resta saber quem estaria à altura do papel do bilionário filantropo e cientista. O site MovieWeb veio com uma lista de cinco possíveis nomes:

1) Timothy Olyphant em Homem de Ferro?

iron-man-que-ator-assum-tony-stark-timothy olyphant-iniciativanerd

Timothy Olyphant não está afastado de produções nem precisa de um retorno às telas, mas ele nunca deixou sua marca no cinema da mesma forma que na televisão. Depois de vários papéis coadjuvantes em vários filmes no início dos anos 2000, o ator mostrou-se como uma presença importante ao atuar como o xerife de Deadwood. Alguns anos mais tarde, ele trouxe essa mesma arrogância ao papel de Raylan Givens em Justified, que tem crescido para além da sua audiência cult para se tornar um sucesso cultural genuíno. Timothy Olyphant é capaz de trazer a quantidade certa de carisma a um personagem, enquanto continua a ser um bastardo preguiçoso quando ele precisa ser. E ele tem o olhar certo. Ele seria perfeito para viver Tony Stark no cinema.

2) Leonardo DiCaprio como Tony Stark?

iron-man-que-ator-assum-tony-stark-leonardo dicaprio-iniciativanerd

DiCaprio é o ator que mais se parece pronto para viver o bilionário Tony Stark diante da safra de atores de alto perfil que podem ser considerados para o papel. Ele é o que se parece mais com o estilo de Tony Stark de Robert Downey Jr.. Também, provou-se muito capaz de atuar sem se tornar um arrogante desagradável. Enquanto Leonardo DiCaprio não precisa de um filme de sucesso ou de um retorno, o ator ainda tem de atuar como um super-herói, ou tornar-se parte da família Disney, que a maioria de seus colegas faz. Se ele quisesse tomar parte no gênero, não haveria um papel melhor para ele. E ele é, provavelmente, melhor escolha da Disney, também. Esta franquia é sua para ser tomada, mas como alguém que busca ativamente filmes desafiadores e artísticos, ele poderia achar o papel de um playboy bilionário que brinca com robôs abaixo do que procura. Homem de Ferro quer e precisa de alguém como Leonardo DiCaprio, mas seria um papel abaixo do seu atual nível salarial?

3) Jon Hamm liderando as Indústrias Stark?

iron-man-que-ator-assum-tony-stark-jon hamm-iniciativanerd

Tal como Timothy Olyphant, Jon Hamm ficou muito conhecido na TV ao estrelar Mad Men, mas ele nunca levou aquele estilo de Don Drapper para a tela grande. O papel do Homem de Ferro serviria para trazer seu comportamento cavalheiresco e atitude arrogante para um público mais amplo. Com cabelo penteado para trás e um bigode, ele serviria para trazer uma qualidade mais retrô para o personagem, remetendo às raízes de Stark como um herói dos anos 60. Ele também parece ser bom ao balançar um copo de uísque, e pode ser um dos poucos atores capazes de retirar os aspectos de alcoolismo de Tony Stark de forma inteligente e bem-humorada, que não vai estragar o personagem nem assustar os fãs. No entanto, ele pode ser um pouco sexy demais para o papel de Homem de Ferro. Isso poderia aumentar o público feminino mas afastar os fanboys de carteirinha.

4) Colin Farrell na armadura de Homem de Ferro?

iron-man-que-ator-assum-tony-stark-Colin Farrell-iniciativanerd

Colin Farrell, provavelmente, quem tem mais em comum com Robert Downey Jr.do que os outros. Ele teve problemas com drogas e tem lutado para super-las.há anos. Apesar estrelar alguns filmes de sucesso, ele nunca marcou um nome nas telas. Ele precisa de um grande filme como Homem de Ferro neste ponto de sua carreira, e ele ainda está na idade certa para o personagem. Seus melhores trabalhos foram peculiares e independentes comédias sobre crimes, e Tony Stark é capaz de trazer estes mesmos atributos para um filme de super-herói. Colin Farrell pode ser uma escolha não convencional, mas as escolhas da Marvel são sempre fora dos padrões. Ele teria que perder o seu sotaque irlandês, que nunca é divertido, mas ele pode sacar um bigode, e é bom com uma piada rápida.

5) Norman Reedus com o playboy filantropo Tony Stark?

iron-man-que-ator-assum-tony-stark-norman reedus-iniciativanerd

Este representa a forma Marvel de pensar fora da caixa. Norman Reedus teve um grande destaque com o filme Boondock Saints antes de se tornar o matador de zumbis favorito de todos em The Walking Dead. Ele é amado por milhões de fãs, assim como as mães e crianças. Assumir a armadura do Homem de Ferro pode empurrá-lo para o próximo nível. No entanto, o ator não provou que pode fazer comédia ainda. Isso pode ser bom. Talvez a gente quer alguém que traga uma visão um pouco diferente para o personagem de Robert Downey Jr.. Talvez esse novo Tony Stark seja um pouco mais sério. Um pouco menos seguro de si mesmo, mais falho. Norman Reedus tem a capacidade de jogar para os pontos fortes do personagem, ao mesmo tempo, trazendo alguns elementos que darão suporte para o público. As pessoas estão prontas para vê-lo assumir um papel maior. Você acha que isso seria bom para ele? Seu irmão de tela, Michael Rooker, só conseguiu um papel principal em Guardiões da Galáxia da Marvel. Talvez ele seja o próximo na linha de sucessão…

Outros nomes bem conhecidos e prováveis nas telas incluem James Franco, Keanu Reeves, Michael Fassbender, Ryan Gosling, e Robert Pattinson. Todas boas sugestões, mas sabemos que o universo nerd de cinema e TV é repleto de incontáveis nomes e personalidades que fariam jus ao peso de Tony Stark que foi tão bem interpretado por Robert Downey Jr.

Alguém ficou de fora da lista? Estes são boas escolhas? Se você fosse o diretor da Marvel, quem, além destes atores citados acima, você escolheria para tal importante papel após Os Vingadores 2?