8 curiosidades sobre a trilogia O Hobbit

Para você que ainda não foi assistir O Hobbit – A Desolação de Smaug,fique por dentro de oito curiosidades sobre o filme. Dono de números impressionantes e de ser uma grande expectativa devido a narrativa por adaptar as histórias para gerar uma conexão com a trilogia de dez anos atrás, o filme reúne nerds que apoiam e criticam a obra. E  você, curte as adaptações dos filmes?

Aproveite e não deixe de acompanhar também o nosso último podcast sobre Tolkien! Discutimos a vida e a obra do grande nerd e criador da Terra-Média. Agora, confira abaixo o vídeo com as 8 curiosidades da trilogia O Hobbit.

  1. O anão Bifur tem um machado preso em sua cabeça, o que não consta no livro. Guillermo Del Toro, co-escritor da obra para a película, adicionou como um trocadilho para “BIFURcado” (ou dividido em dois).
  2. Del Toro fez outra inserção no roteiro, desta vez, com o anão ÓIN, que significa “eles escutam”, em espanhol, dando a ele um aparelho auditivo.
  3. Quanto a participação de mulheres no cinema, não há personagens femininos no livro. O diretor Peter Jackson as adicionou em todos os filmes do Hobbit.
  4. Todos os intricados cabelos dos anões são feitos de fios de verdade, de cabelos de Iaque.
  5. Enquanto vendia os direitos de filmagem d’O Hobbit, Tolkien proibiu Disney de se envolver. O autor odiou as pesadas alterações e adaptações que o estúdio produzia. 4 anos após a morte de Tolkien, O Hobbit foi adaptado para um musicial, pela Warner Bros.
  6. Os dois filmes d’O Hobbit custaram mais do que toda a trilogia do Senhor dos Anéis. Praticamente o dobro: US$ 561M contra os US$ 281M para a Guerra do Anel.
  7. Três dos 13 anões aparecem no primeiro filme, A Irmandade do Anel: Glóin está presente no Conselho de Elrond; Em Moria, a Irmandade encontra a tumba de Balin, com os restos mortais de ORI, carregando seu livro, ao lado do túmulo.
  8. A língua dos anões, chamada Khuzdul, foi criada por Tolkien baseando-se no Hebraico e em outras línguas semitas. E, assim como os antigos judeus, os anões são um grupo sem sua pátria.

Fonte: Geeks Are Sexy