Categorias
Boardgames

Jupiter Rescue: vamos salvar os humanos

Um divertido boardgame cooperativo onde você e seus amigos, cada um no papel de um robô de manutenção, deve salvar os humanos de uma estação espacial que está sendo infestada de monstros dos espaço. Montado em sessões hexagonais, cada área do complexo é numerada e posicionado seguindo o sentido horário, do centro para as pontas.


8531b4e8ecNisso, todas as peças humanas não colocadas no centro do tabuleiro e os robôs, os jogadores, devem salva-los tanto orientando o caminho a seguirem quanto enfrentando a horda de monstros (alien creeps) que, a cada rodada dos jogadores, vão surgindo, tomando áreas do complexo e pior: contaminando outros humanos.

Apesar de simples, o jogo é bem desafiador: os recursos são limitados, as opções também e se não tomar cuidado, a contaminação pode se alastrar sem controle, afetando mais humanos e prejudicando o sucesso da missão.

11-tile-sample-two_tiles

Os robôs contam com habilidades retiradas em cartas, com as duas primeiras sorteadas, o jogador pode escolher qual será a sua habilidade prioritária (e que nunca irá se desfazer dela). A cada sucesso, destruindo um monstro, uma nova carta pode ser sorteada, revelando uma nova habilidade a ser usada, uma única vez, na próxima rodada. Mas entre elas, há cartas que causam reviravoltas no jogo, aumentando o número de monstros ou prejudicando partes do complexo, com o surgimento dos super creeps, que podem destruir os reatores ou antenas de comunicação, limitando suas habilidades (as cartas) ou seus movimentos, respectivamente.

A caixa vem com 20 módulos hexagonais, 1 pod de evacuação, 4 cartas de referência – com o passo a passo de cada rodada, 36 cartas de resgate, 1 dado de 6 lados (1D6) e 127 bonecos (7 robôs, 50 colonos, 60 creeps e 10 super creeps). Dá pra jogar, dependendo do número de jogadores, de 30 a 60 minutos, em média.

O jogo me lembrou outro de minha saudosa infância, “Alerta Vermelho: a Invasão da Nave Startramp”, com outra dinâmica mas mantendo a história de alienígenas tomando a nossa nave.

5-card-juggernaut

Criado por Mark Major e lançado através da Twilight Creations, Inc., Jupiter Rescue é um jogo recente, lançado em 2013. Podem jogar de 2 a 7 jogadores simultaneamente mas, por experiência própria, quanto maior o número de jogadores, mais rápido o número de aliens aumenta. Jupiter Rescue pode ser encontrado na Amazon por US$ 39,95.

Por José Telmo

Vida Longa e Próspera aos Nerds de Iniciativa! Especialista em nerdologia e assuntos tecnomágicos! Não li tudo que quero, mas amo tudo que li. Monge/Mago/Ladino nivel Épico.
Visite: JoseTelmo.com