Fifa vs. PES: novidades e a rivalidade de sempre nas versões 2013

Fifa vs. PES: novidades e a rivalidade de sempre nas versões 2013Polêmicas são uma constante no mundo do futebol. Até mesmo no mundo eletrônico, quando este assunto ganha um “quê” nerd, as discussões e os eternos impasses deram um jeito de aparecer. Se não é pela arbitragem, que nos videogames tende a ser bem mais coerente que a da vida real, é por uma disputa que já dura mais de uma década. Fãs de todas as idades, revistas e especialistas debatem em busca de uma pergunta cuja resposta só é clara para quem está envolvido na polêmica: qual é o melhor game de futebol? PES ou Fifa?

Esta discussão costuma ganhar em temperatura sempre nesta época do ano, quando as novas versões de ambos os games são lançadas. Eletronic Arts (responsável pelo Fifa) e Konami (desenvolvedora do PES) travam uma acirrada disputa de especulações e propagandas, sempre visando conquistar uma fatia a mais no mercado. Ambos os jogos estarão disponíveis para as principais plataformas, dentre elas PC, PS3 e XBOX 360.

Previsto para o dia quatro de outubro, Fifa Soccer 2013 vem para manter a liderança de mercado. Nos últimos anos, a franquia tem visto sua principal concorrente distanciando-se no retrovisor das vendas. Uma mudança de tendências, uma vez que PES era o campeão de vendas em um passado não muito distante. Realismo e complexidade costumam ser os grandes atrativos de Fifa, que tem conquistado mais e mais jogadores e defensores a cada ano.

Fifa vs. PES: novidades e a rivalidade de sempre nas versões 2013.

O aguardado demo já deixou claro o que a Eletronic Arts confirmou recentemente: Fifa 2013 aprofundará ainda mais o realismo, especialmente no que diz respeito à inteligência artificial, que visará um comportamento mais aleatório por parte dos jogadores controlados pela máquina. Ao que parece, a franquia não deverá trazer qualquer novidade mais significativa, o que é mais do que bem justificado pela máxima “não se mexe em time que está ganhando”.

Já a versão 2013 de Pro Evolution Soccer, mais conhecido como PES, virá uma semana antes: dia 28 de setembro. A antecipação mostra a agressividade com que a Konami parece vir em busca dos fãs que passaram para “o outro lado”. Depois de versões contestadas, o novo PES deverá vir com elementos que visam melhorar ainda mais a jogabilidade, que sempre foi o ponto alto da franquia. Se Fifa preza pelo realismo, PES sempre focou na diversão. Ao que parece, a Konami não pretende mudar de estratégia. Apenas aprimorou a linha que a fez líder deste mercado há poucos anos.

Com dois demos disponíveis, PES 2013 mostra mais agilidade no controle de jogadores, especialmente os que estão para receber um passe. Além disso, há novos controles de bola, realizados com comandos práticos e bem viáveis. Um modo treino presente no próprio demo deixou isto bem claro. Ao que parece, PES 2013 terá mais realismo que os seus antecessores, mas ainda com o foco principal na diversão.

PES 2013: astros na capaOs maiores astros na capa

Até mesmo a escolha dos garotos-propaganda mostra o quanto estas empresas jogam pesado. Fifa Soccer apresenta em sua caixa ninguém menos do que o argentino Lionel Messi, o melhor jogador de futebol da atualidade. Já a franquia PES traz o português Cristiano Ronaldo, um astro nos campos e também fora deles, devido à forte personalidade e à fama de galã. Apesar de ambos serem nomes fortíssimos, Fifa leva vantagem no quesito “craque indiscutível na capa”. A versão latina de PES ainda conta com o brasileiro Neymar ao lado de CR7.

 

Narração

Um interessante ponto de comparação entre estes games está nas vozes em português. E, neste aspecto, se for levada em conta a experiência dos profissionais, PES está na frente. Pelo terceiro ano consecutivo, o game da Konami terá narração do folclórico Silvio Luiz, acompanhado dos comentários do sempre espirituoso Mauro Beting. É difícil jogar umas partidas de PES 2011 ou 2012 sem dar algumas risadas com esta dupla.

Já Fifa, que trabalhou com os também experientes Nivaldo Prieto e Paulo Vinícius Coelho em anos anteriores, agora apostará na narração de Tiago Leifert (?!) e nos comentários do ex-jogador Caio Ribeiro, ambos da Rede Globo. Será que o pai de alguém é um importante diretor também da Eletronic Arts?

 

Disputa entre os fãs

Em qualquer fórum ou conversa a respeito da disputa entre estes dois conceituados games, logo se vê fãs inflamados, certos de que sua franquia preferida é a melhor. Jogadores de Fifa dizem que PES é jogo de criança, enquanto que os fãs de PES dizem que Fifa é inferior desde os tempos de International Superstar Soccer (considerado o “avô” do Pro Evolution).

A verdade é que são dois games caprichadíssimos. Fãs de Fifa provavelmente irão curtir muito a nova versão, enquanto que os jogadores de PES têm tudo para se deliciarem com as novidades que conhecerão a partir do fim de setembro. Rivalidades à parte, todos terão seus motivos para celebrar… e comprar!

Konami e Eletronic Arts agradecem.