Categorias
Geek iNerd Telas

De Divergente todo mundo tem um pouco – resenha do filme

Divergente mostra que o futuro tem escolhas bem mais complicadas do que esperamos. Baseado nos livros de Veronica Roth, este primeiro filme, parte de uma trilogia, nos apresenta o drama de Beatrice Prior (Shailene Woodley), ou Tris, que sempre viveu insegura quanto a sua posição dentro da Abnegação, a facção da qual faz parte desde o nascimento.

Neste futuro distópico, arrasado por uma guerra, conhecemos a cidade de Chicago, em parte devastada, que encontrou o equilíbrio ao dividir a sociedade em 5 facções (Abnegação, Amizade, Audácia, Sinceridade e Erudição). Cada uma destas facções é responsável por agregar características e favorecer os serviços e tarefas: a Abnegação é responsável pelo governo, enquanto Erudição realiza pesquisas e Audácia cuida da segurança.

Os cidadãos são então criados por suas famílias nos respectivos grupos mas, ao completar 16 anos, eles devem escolher a facção a qual querem realmente pertencer até o final de suas vidas. Para tal, um teste é feito para ajudar os jovens a escolher. Mas e se o teste dá algo que você não espera?

divergente-faccoes

Voltado ao público infantil, o filme não e nem um pouco infantil, mas é perceptível que ele vai até um certo ponto, principalmente em cenas que beiram a violência ou os duros treinamentos que os jovens passam. Não chega a ser ruim, mas para quem busca algo muito denso de história pode acabar sendo maçante se você não encontrar a história por trás da história.

O filme é sobre escolhas que todos passamos nessa fase, no livro, pelo que pesquisei, o público da Veronica Roth é por volta dos 13 anos, então imagina a quantidade de escolhas que passamos na escola, nos relacionamentos, na vida. Existe uma trama e uma boa conspiração para agitar a história e que une ainda mais os personagens.

A úncia coisa que queria ver e que botei muita pilha na minha esposa é que eu queria ver se a Tris ia suportar um treinamento duro com o nosso Capitão Nascimento em vez do simpático Quatro (Theo James).

capitao-nacimento-tris-divergente

Se você ficou interessado em adquirir o primeiro livro e quer ler os outros dois, antes de chegar aos cinemas, você pode encomendá-los pelos links abaixo, todos da editora Rocco:

livros

Por José Telmo

Vida Longa e Próspera aos Nerds de Iniciativa! Especialista em nerdologia e assuntos tecnomágicos! Não li tudo que quero, mas amo tudo que li. Monge/Mago/Ladino nivel Épico.
Visite: JoseTelmo.com