Inspirado na frase ”a arte existe porque a vida não basta”, do poeta Ferreira Gullar, o projeto ”A vida não basta”, reúne nove artistas de diferentes áreas para dialogarem sobre a importância do fazer artístico.

Os quadrinhos estão presentes no documentário através da participação do quadrinistas Gabriel Bá e Fábio Moon. No filme, eles contam como começaram a produzir seus trabalhos, de onde surgiu a paixão pelo desenho, revelam sobre o processo criativo, dentre outras coisas. Inclusive o teaser com Bá e Moon já está no ar:

O caminho de Fábio Moon e Gabriel Bá não poderia ser diferente: se tornarem grandes quadrinistas. Tímidos, na infância viviam desenhando por todos os cantos. “A gente se bastava. Enquanto as outras crianças buscam turmas de amigos, para gente isso aqui era o suficiente”, conta Bá. Mas a ideia de viver de histórias em quadrinhos era praticamente impossível para a realidade deles. Era importante, porém, mostrar o potencial para as pessoas. “Primeiro a história tinha que existir, para depois você, sei lá, reclamar o valor dela. Não dá para falar que aquilo é super legal se ninguém viu”, lembra Moon.

Mesa de trabalho de Fábio Bá e Gabriel Moon

Bá e Moon trabalhando

Além dos dois, o filme conta com a participação da atriz Denise Fraga, do escritor Milton Hatoum, do estilista Ronaldo Fraga, da cineasta Laís Bodanzky, do dramaturgo Leonardo Moreira, do cantor Toquinho, além da participação especial do próprio Ferreira Gullar.

No filme, os depoimentos destes artistas compõem uma narrativa precisa e emocionante, criando um grande diálogo entre quem partilha a dor e o prazer de recriar a própria vida através de universos ficcionais. As origens da criação artística, a descoberta da vocação, as motivações, os processos criativos e a relação com o público são trazidos ao espectador. Mais do que falar sobre o fazer arte, A vida não basta retrata uma forma de ver a vida.

“A vida não basta” é dirigido por Caio Tozzi e Pedro Ferrarini e será lançado dia 24 de novembro, no evento Balada Literária, em São Paulo. Saiba mais sobre o documentário no blog oficial do filme e também o canal do Facebook.

Aproveite e veja uma entrevista com os quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá, para o UOl, que publicamos aqui no site. Depois, visite o Tumblr dos artistas.

Privacy Preference Center