Veronica Mars Cast

Veronica Mars (que passou aqui no Brasil como A jovem espiã) foi uma série de TV que durou três temporadas, de 2004 a 2007. Criada pelo escritor Rob Thomas, a série era inspirada em histórias de detetive do gênero noir / hard-boiled (“noir” vem do francês e significa “preto” ou “escuro”, “hard-boiled” vem do inglês e não tem uma tradução literal, mas é uma referência a “hard-boiled eggs”, isto é, ovos cozidos, de gema dura); nessas histórias, o mundo é um lugar sombrio e impiedoso, no qual pessoas românticas e idealistas sofrem e apenas os duros e pragmáticos se dão bem. Os detetives que protagonizavam essas histórias eram pessoas como Sam Spade e Philip Marlowe, não cavalheiros como Sherlock Holmes ou Auguste Dupin.

A long time ago, we used to be friends…

 

Veronica, apesar de ser uma adolescente, não ficaria nada má lado a lado com Spade ou Marlowe: sarcástica, nem um pouco idealista, sempre desconfiada de tudo e de todos, e sempre pronta a esculachar os cretinos e desajustados com quem lidava – mas por trás disso tudo, ela tinha um coração de ouro. Na verdade, grande parte do charme da série vinha justamente da maneira como Veronica (e ocasionalmente seu pai, Keith Mars) lidava com os oponentes e desafetos em geral.

Uma Nancy Drew de língua afiada!

Uma Nancy Drew de língua afiada!

Claro que ela tinha razões o bastante para ser como era, pois o mundo de Veronica Mars não era nem um pouco bondoso. Veronica vivia com seus pais na cidade de Neptune (que faz o Rio de Janeiro parecer o paraíso da distribuição igualitária de renda), onde ela tinha a vida perfeita: seu pai era o chefe de polícia e seu namorado (Duncan Kane) e sua melhor amiga (Lily Kane) eram filhos do homem mais poderoso da cidade, o que fazia dela membro honorário da elite do colégio Neptune High. A vida era boa para Veronica…

…até Duncan terminar com ela repentinamente e, logo depois, Lily ser assassinada. Seu pai começou a suspeitar de Jake Kane (o pai de Lily e Duncan), e isso fez com que a cidade toda se voltasse contra ele e ele perdesse o cargo. Seu substituto, um homem extremamente antipático (para dizer o mínimo), rapidamente encontrou o suposto assassino de Lily, Abel Koontz (um ex-empregado das Indústrias Kane), e obteve dele uma confissão. Graças a isso tudo, a família Mars caiu no ostracismo; a mãe de Veronica culpou Keith por tudo e, incapaz de lidar com as perdas, abandonou a família. Em um curto espaço de tempo, Veronica perdeu a mãe, o namorado, a melhor amiga e a popularidade.

“Ó, vida, ó, céus, ó, azar…”

 

Mas calma que a coisa ainda vai piorar! Mesmo depois de todos na cidade se voltarem contra ela e a família (especialmente Logan Echolls, filho do super astro Aaron Echolls e ex-namorado de Lily), ela vai à festa de uma das meninas populares do colégio – onde alguém droga a sua bebida. Quando acorda, percebe que foi estuprada. Ela tenta denunciar o crime, mas o xerife Lamb (o homem que substituiu Keith Mars) se recusa a fazer qualquer coisa sem evidências concretas.

Antes que alguém reclame de spoilers, tudo isso é explicado logo no primeiro episódio da série. Veronica Mars começa um ano depois da morte de Lily. Keith agora é um detetive particular e Veronica o ajuda no escritório, ao mesmo tempo em que cuida de seus próprios casos. Seu verdadeiro objetivo, no entanto, é um só: descobrir quem matou Lily. E ela não vai descansar enquanto não solucionar o caso.

Para quem gosta de histórias de mistério, personagens interessantes e diálogos criativos e cheios de sarcasmo e tiradas astutas, Veronica Mars é uma ótima série, apesar de ter durado apenas três temporadas (havia planos para se fazer uma quarta, na qual Veronica, agora adulta, seria uma agente do FBI, mas eles não vingaram:

E para os fãs da série, uma ótima notícia! Por muito tempo se falou de levar Veronica Mars para o cinema; pois no dia 13 de março de 2013, Rob Thomas e Kristen Bell lançaram no Kickstarter uma campanha de financiamento do filme – campanha essa que coletou o valor mínimo necessário (US$2,000,000.00!) em menos de dois dias!

A campanha continua e pode ser encontrada em http://www.kickstarter.com/projects/559914737/the-veronica-mars-movie-project (assista abaixo o vídeo da campanha, ele é hilário!), pois todo o dinheiro arrecadado será investido no filme, e a Warner já se comprometeu a distribuí-lo! A expectativa é de que o filme começará a ser filmado assim que a campanha terminar e será lançado no começo de 2014.