O início das filmagens de Star Wars – Episódio VII, continuação anunciada pela Disney, me deixou um saudosismo da época da Trilogia Original (episódios IV, V e VI). Resolvi resgatar um um ótimo livro para ler dentro do tema: a trilogia “Os Herdeiros do Império”. Há anos ensaio para ler os livros, mas agora me empolguei: já li os dois primeiros e já estou com o terceiro em mãos, devorando os primeiros capítulos.

Herdeiros do Império (Heir to the Empire) foi escrito por Timothy Zhan, e lançado entre 1991 e 1993. Era a referência oficial à continuação da trilogia original, produzindo um enorme sucesso entre os fãs. Nesta época pré-internet, sequer imaginávamos uma continuação, com isso, haviam milhares de obras alternativas surgindo, indo de livros e quadrinhos a jogos de computador e RPG, expandindo o universo de Star Wars com a ajuda de outros autores licenciados.

Eu já conhecia o texto do Zahn de outra publicação, sobre Star Trek, A Nova Geração e que fazia uma ótima descrição do Holodeck. Quando li esta trilogia, estava relembrando o estilo do autor. Devido ao sucesso, ela também teve uma versão em quadrinhos, lançada pela Dark Horse.

Uma nova trilogia, a Trilogia Thrawn

Esta trilogia, também conhecida como a Trilogia Thrawn (THrôn), além de resgatar nossos heróis Luke Skywalker, Han Solo e sua esposa Leia (Léia) Organa Solo (grávida de gêmeos), Chewbacca e Lando Calrissian, também apresenta novos personagens, ricos em detalhes e tão importantes quanto o conjunto principal.

O remanescente das forças imperiais se encontra sob o comando de um Grande Almirante, um alienígena chamado Thrawn. Isso mesmo! Todos sabem que o Império sempre foi contra a presença de aliens em suas tropas, mas o Imperador não nomeou Thrawn à toa para um cargo tão importante. No livro ele é descrito como um humanóide azul, cabelos negros e de brilhantes olhos vermelhos e possuidor de uma sagacidade que consegue antever os movimentos de seus inimigos. Um verdadeiro estrategista militar e um perigoso inimigo para uma Nova República que ainda luga para se estabelecer como um novo regime de Governo.

Thrawn era um vilão tão casca grossa que o Grande Almirante apareceu em vários jogos da LucasArts como a série Tie Fighter, um simulador de naves e Thrawn’s Revenge, de estratégia, ambos para computador.

A obra também marca o surgimento da personagem Mara Jade, a Mão do Imperador, uma agente com leve iniciação na Força, mas sem os poderes. Com o fim do Império, Mara se associou ao grupo do calculista contrabandista Talon Karrde. O sucesso de Mara foi tão grande que ela ganhou presença fixa em outras obras e produtos licenciados pela Lucas Arts. Em entrevista, Timothy Zahn afirmou que desejava um personagem feminino de personalidade mais forte que Leia para fazer o
contraponto à Luke Skywalker.

Zahn também não esqueceu dos fãs dos Jedis ao inserir na trama Joruus C’baoth, clone de um Mestre Jedi de outrora mas com terríveis problemas psicólogos. Uma peça que, além de suas habilidades coma Força, pode interferir no embate entre a Nova República e os Imperiais pendendo a balança para os inimigos.

livros-w640

Há muito tempo atrás, em uma galáxia distante…

Lembre-se, estamos falando de situações antes dos episódios I, II, III no qual as Guerras Clônicas ainda eram um rascunho de ideia e os autores trabalhavam com possibilidades que eram autorizadas por George Lucas e equipe.

Infelizmente a Disney, ao adquirir os direitos sobre o universo de Star Wars, resolveu organizar a casa criando o Universo Estendido Oficial, e com isso, eliminando boa parte das criações, entre elas, a Trilogia Thrawn. Mas como o episódio VII está em processo de produção, vale a pena ler antes para ver como seria uma visão alternativa à continuação.

Suspense, conspirações e referências ao passado alimentam a trama e a linguagem de Zahn consegue manter o fluxo da leitura agradando a todos que, se abrirem mão das informações mais recentes, podem aproveitar muito da obra. Eu dou à ela, 5 estrelas de 5 e recomendo apenas se você for fã e um grande saudosista da linha original de Star Wars!

E para aqueles que ficaram interessados, não precisam mais vasculhar sebos para encontrar os livros: a Editora Aleph planeja relançar esses livros. Eles prometeram trazer o autor Timothy Zhan para a Comic Con Experience.

#UPDATE

STAR WARS: Herdeiro do Império está chegando! A Editora Aleph está trazendo uma nova versão da trilogia de Timothy Zahn!!! Compre o livro na PRÉ-VENDA:

– Submarino: http://goo.gl/y4CKxb
– Saraiva Online: http://oferta.vc/5clz
– Livraria Cultura: http://oferta.vc/5clV
– Livraria da Travessa: http://oferta.vc/5cm7
– Fnac Brasil: http://oferta.vc/5cme

Complete sua coleção de artigos de Star Wars:

– Livraria Saraiva: http://oferta.vc/3QiU
– Submarino: http://goo.gl/frhL2K