Slender Man: A Lenda em História, Filme e Jogo

Com as facilidades e ferramentas da internet, qualquer pessoa com criatividade (ou, muitas vezes, sem nenhuma) pode publicar imagens, textos, vídeos e talvez ter sua ideia propagada. Assim, desde a popularização da rede virtual, diversos sites, blogs e fóruns obtiveram fama por seu conteúdo bizarro, seja através de imagens supostamente verdadeiras, textos sobre lendas urbanas, vídeos de OVNIs, seres lendários ou espirituais. O carinho especial que as pessoas apresentam pelo mundo sobrenatural levou a geração e popularização de diversos hoaxes, termo que define eventos falsos e que são facilmente propagados através de correntes virtuais. Indo desde o infame vírus de MSN “clique aqui para ver as fotos” até situações irreais, como espíritos que vem te visitar caso você não repasse a mensagem. Em geral, hoaxe pode ser definido como boato, embuste.

A figura do homem alto e soturno, vestindo terno negro e que aterroriza crianças é recorrente em diversas histórias, como na quadrilogia Phantasm, criada por Don Coscarelli, anteriormente apresentado aqui no Iniciativa Nerd, filme este do final da década de 70. Supostas lendas germânicas do século dezesseis remetem a um ser denominado Der Großmann, ser  que perseguia crianças em florestas, principalmente a noite. Podem-se encontrar também outras variantes germânicas da mesma época, tais como Der Ritter ou Schwarzwald com facilidade na internet, porém sem referência histórica que corrobore estas lendas. Com isso, esta figura representativa tomou forma e fama pelo mundo virtual alcançando tons de realidade, fazendo com que pessoas desinformadas acreditassem em sua história e começassem a divulgar a história do Slender Man (traduzindo literalmente, “Homem Fino” ou “Homem Esguio”) mundo a fora.

O que é Slender Man? Qual é a lenda?

Tudo começou através do fórum sobre temas ocultos Something Awful, em 2009, onde através de um tópico geraram a figura do homem esguio, suas motivações, poderes e formas de manipular as pessoas que entrassem em contato com esta criatura. No ano seguinte, o usuário Victor Surge apresenta através do fórum duas fotografias que indicam a aproximação do homem esguio a grupos de crianças, fotos estas feitas em momentos e lugares distintos.
          
A partir de então, a lenda criou seu conteúdo. Os poderes da criatura sobrenatural possui suas raízes no universo do escritor H.P. Lovecraft, apresentando estatura alta, rosto em branco (não tendo olhos, nariz ou boca) e tem a capacidade de estender ou reduzir o tamanho de seus braços. Além disso, tentáculos podem surgir de suas costas, referência clara ao ser mítico Cthulhu criado pelo escritor. Pode causar sintomas de perda de memória, paranoia, insônia e até uma espécie de doença (denominada “slendersickness“). Sua presença gera distorções em fotografias e vídeos.

Diversos falsos documentários começaram a surgir da ideia, os chamado “mockumentaries“, aumentando o senso de realidade por trás da falsa história. O mais famoso deles, Marble Hornet, trata-se de uma série de vídeos curtos postados via Youtube onde um filme deixa de ser realizado em vista dos transtornos psicológicos pelo qual o diretor começou a passar. Assim, o amigo do diretor, para que o material fosse poupado de ser inutilizado, resolve pegar o conteúdo já gravado e para que tentasse ver alguma utilidade neles. Nesta pesquisa, acaba descobrindo o Slender Man como possível causa dos transtornos do amigo. Pouco a pouco ele posta as pistas que ele encontra nesse material filmado.

Outro documentário também ganhou fama pela internet:

Um filme também está para ser lançado, estrelado pela atriz Jessica Biel, em que seu filho desaparece e ela deve investigar o que há por trás da figura que captura crianças:

Por fim, até mesmo um jogo está se tornando hit virtual. Em Slender Game, um jogo gratuito com gráficos simples, você se encontra no meio de uma floresta e tem em mãos apenas uma lanterna. Nela, você deve encontrar oito documentos que falam sobre a criatura. Conforme mais informações você descobre, mais o homem esguio se aproxima de você.

Você pode baixar o jogo nas versões Mac e Windows no site http://www.parsecproductions.net/slender/.

Hoax ou não, a fórmula por trás de todas as lendas é a imaginação das pessoas, a crença delas nestes seres e a desinformação. O que não seriam as fábulas, as assombrações e os monstros da mente humana se todos pudessem ver, entender ou se quisessem realmente estudar o que há por trás de passos ouvidos a noite dentro de casa ou as formas que se escondem no meio das matas? O homem esguio é a nova febre de terror online e pode ser que exista ou que talvez um dia venha a existir.

Compre livros, jogos e filmes de Terror

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Tags: , , , , ,