Um novo projeto Kickstarter começou sua angariação de fundos para a produção de um anime chamado ROBOTECH ACADEMY baseado na versão americana ROBOTECH da década de 80/90. O líder do projeto é Carl Macek, o produtor responsável na Harmony Gold por converter esse anime japonês para os Estados Unidos na época.

Robotech: Academy segue de onde o seriado americano parou e irá mostrar a vida de diversos pilotos humanos e Zentraedi que convivem agora juntos bem como seu cotidiano de treinamento na academia da frota de defesa (RDF).

Quem for participar do Kickstarter do piloto da nova série, dependendo da doação, pode receber diversos prêmios que variam desde uma copia do episódio piloto com seu nome nos créditos, receber células legitimas do seriado Robotech: Sentinels que nunca foi finalizado e até mesmo ter um dos pilotos da academia que será animado com seu rosto e nome.

ROBOTECH ACADEMY angariou, em menos de um mês, 133 mil dólares em doações, porém eles precisam chegar até a marca de US$500.000 para cobrir todos os custos de produção, que vão desde animadores, renderização 3D, voice-actors e outros detalhes. Ainda não há data de estreia! Confiram a apresentação deste novo projeto:

Poucos sabem que ROBOTECH que foi um enorme sucesso aqui no Brasil é a versão americana editada e redublada pela Harmony Gold de 3 séries distintas: SUPER DIMENSIONAL FORTRESS: MACROSS, Super Dimensional Fortress Southern Cross e Geneclimber Mospeada.

Na época, as redes de televisão só aceitavam comprar seriados animados com no minimo de 65 episódios, dai como Macross possuía apenas 26 episódios, a Harmony Gold, para não perder seu investimento inicial, teve que adquirir outras duas séries e forjar uma coisa só que parecia ser uma única saga de 85 episódios.

robotech-illustration-veritech-battroid

Muitas cenas originais dos três trabalhos foram censurados pois os americanos acharam inapropriadas para o publico infantil, dai com diferenças sutis de animações e com um enredo que foi totalmente remodelado para encaixar as cenas e personagens, nasceu ROBOTECH nos Estados Unidos.

Muitos fãs de anime mais radicais não consideram Robotech como um anime e há quem ache que é uma afronta aos criadores de Macross, porém o resultado desta combinação criou algo original que é considerado pelos fãs de Macross no Japão como sendo um universo paralelo. Robotech trás a narrativa de sucessivas guerras que a humanidade mantém com três raças de extraterrestres durante três gerações pelo controle de uma fonte de energia chamada “protocultura”. O trabalho de integrar as histórias de três séries que originalmente não tinham nenhuma relação foi complexo e por um lado permitiu fortalecer a história de cada uma das três séries originais dando-lhe um sabor épico, por outro lado deixou inúmeras inconsistências e perguntas a responder.

00fda8ae1206f28baa60fb37d264a7a2

Enquanto em Macross o termo define as antigas relações entre humanos para criar uma sociedade com tradições e cultura bem como envolve a sexualidade, em Robotech este termo define uma fonte de energia misteriosa que permite fazer milagres tecnológicos tais como os caças Veritech que mudam de forma até a fortaleza espacial que pode disparar uma rajada de 2 quilômetros de largura que devasta frotas inteiras.

Apesar das diferenças de abordagem entre as séries a guerra entre humanos e Zentraedi pelo seu controle ou pelo medo de ser exposto a ele é o pano de fundo para uma saga épica e sem precedentes na história da animação mundial.

O sucesso desta franquia montada foi tamanha que, além de brinquedos, jogos para os consoles, chegou a gerar um livro de RPG, publicado pela Palladium Books, e ainda uma mini-série de quadrinhos, publicada pela Wildstorm (DC). Também tivemos ótimos OVAs como o Macross Plus, que adoro! Aos extremamente saudosistas e curiosos, recomendo visitar o site http://robotech.com/~José Telmo