Quem diria que os sonhos, um dia, seriam um prato cheio para o cinema e, porque não, a animação? Alvo de especulações e pesquisa, o campo dos sonhos sempre foi habitado por fantasias, criações e personagens fabulosos. Há algum tempo, Christopher Nolan nos brindou com um instigante filme, uma viagem pelo mundo dos sonhos e seus diferentes níveis em A Origem (Inception, 2010). Mas o tema dos sonhos já fora abordado inúmeras vezes por outras produções: no cinema, quadrinhos (com Sandman) e, inclusive, no anime!

Paprika: uma detetive dos sonhos

Paprika cover - assista online

Paprika, de 2006, foi dirigido pelo aclamado Satoshi Kon, o mesmo de Tokyo Godfathers. É a sua visão de como os sonhos podem ser a porta para um mundo muito mais rico e perigoso. Produzido com maestria, a animação executada pela japonesa Mad House, conhecida pelo anime Cowboy Bebop, nos brinda com uma impressionante sequência de efeitos visuais de tirar o fôlego logo no início enquanto nos instiga com um mistério sem par: alguém está tomando conta dos sonhos alheios.

Sua protagonista, Paprika, é alguém que auxilia no tratamento de distúrbios do sono, em especial, problemas relacionados com pesadelos. No filme, cientistas inventam um aparato capaz de não apenas entrar, como também, controlar os sonhos. Mas o aparelho é roubado, levando Paprika a uma teia de investigações misturando o fantástico e ameaçando a própria realidade!

Bom, para não entregar o ouro, Paprika é um anime nota 10 em animação e merece fazer parte do repertório de todo otaku apaixonado por anime.

Paprika: investigadora dos sonhos online

#UPDATE

Para facilitar a vida dos nerds otakus, vocês podem assistir abaixo o anime Paprika, completo e online! (Infelizmente, o site Crackle, que tinha disponibilizado o vídeo, encerrou a exibição do anime online). =(
Fiquem com o trailer deste anime 😉