Morre aos 73 anos o cartunista Moebius. Leia no Iniciativa NerdO mundo da arte e das graphic novels fica um pouco mais triste ao saber que o cartunista Jean Henri Gaston Giraud, que assinava suas obras como Moebius, morreu neste sábado aos 73, em Paris.

Nascido em 8 de maio de 1938 na cidade francesa de Nogent-sur-Marne, numa família humilde, Giraud começou a publicar seus primeiros desenhos com apenas 15 anos. Dono de um estio inconfundível de arte, a fama de Moebius não se limitou à França, onde era muito conhecido, ele conquistou outros trabalhos nos Estados Unidos e Japão, e daí, para o mundo.

“O grande Moebius morreu hoje, mas o grande Moebius ainda vive”, postou Paulo Coelho em seu Twitter. Moebius ilustrou o romance “O Alquimista”, de Paulo Coelho, em 1995. “O corpo dele morreu hoje, mas seu trabalho está mais vivo do que nunca”, completou.

O desenhista francês colaborou na criação dos personagens dos filmes ‘Alien – O 8º Passageiro’, de Ridley Scott; ‘O Quinto Elemento’, de Luc Besson; e ‘O Segredo do Abismo’, de James Cameron, entre outros.

Capa de O Surfista Prateado, Parábola, por MoebiusAutor de numerosas obras, a maior parte delas de ficção científica, sendo algumas das mais conhecidas no Brasil: Blueberry e Incal, no estilo faroeste, em parceria com Alejandro Jodorowsky. No campo dos quadrinhos, fez uma grande parceria com Stan Lee para ilustrar uma obra-prima da Marvel com o Surfista Prateado, “Parábola”.

autor de numerosas obras, a maior parte delas de ficção científica, sendo algumas das mais conhecidas por aqui: Blueberry, do gênero faroeste, e Incal, em parceria com Alejandro Jodorowsky, que a Devir acaba de lançar no Brasil em edição encadernada e completa.

Muito admirado em seu país, concluiu no ano passado uma grande exposição consagrada à sua obra. Foi nomeado Melhor Artista Gráfico da França nos anos 1990, Moebius tinha a insígnia das Artes e das Letras que recebeu do então presidente François Mitterrand em 1985.