John Dies at the End: novo filme de Don CoscarelliPara aqueles que tiveram a aprazível oportunidade de vivenciar a década de noventa com as exibições de filmes de terror, seja através do programa Cine Trash, apresentado por Zé do Caixão, seja através das sessões da tarde menos, o longa “Fantasma” (Phantasm, 1979) não é novidade.

A história de dois irmãos que deparam-se com o personagem Tall Man, uma figura de terno escuro que trabalha como coveiro transformando cadáveres em espécies de anões-zumbis e que tem como companheira uma esfera metálica de vida própria, embalou tardes da juventude dos que nasceram, pelo menos, nos fins dos anos oitenta.

O longa, roteirizado, co-produzido, filmado, editado e dirigido por Don Coscarelli, rendeu a seu criador fama o suficiente para que pudesse criar outras três sequências que viriam a aumentar o universo do homem de estatura e força peculiar.

Em 2012, Don Coscarelli retorna com o filme “John Dies at the End”, baseado no romance de David Wong. Na trama, a droga Soy Sauce (Molho de Soja) chega as ruas prometendo experiências capazes de levar o usuário a outro tempo e dimensões, porém alguns destes retornam não sendo mais humanos. Assim, é começada uma silenciosa invasão vinda deste outro lugar e cabe a John e Doug salvarem a humanidade. Porém, a sinopse apresentada pelo site oficial e o próprio nome do filme já adiantam que os personagens não são bem os mais capazes de fazê-lo.

O filme, que lembra em alguns momentos “Naked Lunch” (1991), não só pelos temas, mas pelas visões monstruosas do personagem principal, teve sua première no Festival de Sundance deste ano e foi bastante aclamado pelas críticas. Infelizmente ainda não há previsão de circulação fora de festivais, no entanto fiquem de olho porque é promessa de bom filme.

– Artigo por Alexandre Oliveira