Hayao Miyazaki, muito mais do que um brilhante artista e animador, ele sempre teve o dom de contar ótimas histórias e preencher o mundo com personagens com vida. Como um tributo, o artista C3mnt criou uma bela homenagem ao autor com todos os seus marcantes personagens. Sempre curti muito a forma como este mestre da animação transformava o ato de narrar uma história com tanta riqueza de detalhes, alguns imperceptíveis, mas que mudam completamente a forma como apreciamos os animes.

Criador de pérolas memoráveis como Porco Rosso (Kurenai no buta), Nausicaä do Vale do Vento (Kaze no Tani no Naushika), Meu Amigo Totoro (Tonari no Totoro) – uma verdadeira febre no Japão – , Castelo Animado (Howl no Ugoku Shiro), Princesa Mononoke (Mononoke Hime), Serviços de Entrega da Kiki (Majo no Takkyūbin), Arietty (Kari-gurashi no Arietti) entre outros. Hayao Miyazaki recebeu da Academia de Cinema de Hollywood, o prêmio de melhor animação de 2002 por A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no Kamikakushi).

mizayaki_sensei_by_c3nmt-d6949y0-w640

Miyazaki, de 73 anos, nasceu em 5 de janeiro de 1941 e é um diretor de animação, ilustrador de mangá, produtor e roteirista. Por toda a sua carreira, a arte esteve presente e em 15 anos, junto com Isao Takahata, co-fundador do Studio Ghibli, projetou tamanho sucesso com suas criações, comparável a Walt Disney, que ajudou a distribuir seus trabalhos mais recentes no ocidente. Recentemente, o diretor também foi alvo de homenagens dos Simpsons em um de seus episódios:

Aposentadoria e alçando voos mais altos

the-wind-rises10-w640

Seu próximo longa, Vidas ao Vento (The Wind Rises /Kaze Tachinu), marca o ápice da técnica de seu estúdio e também de sua aposentadoria que, apesar da tecnologia, nunca abandonou suas ferramentas prediletas: o lápis e o papel. Vale lembra a longa paixão do mestre com o ar e aeronaves. Confira o trailer de sua obra prima: