Projeto ARA é um desafio que foi abraçado por grandes empresas como o Google e a Toshiba, a de tornar um celular e suas características desmontável em peças de forma que fique modular, como um quebra-cabeças tecnológico ou um Lego! Barateando custos de produção e de upgrades e incrivelmente simples de montar.

Assista a demonstração do Projeto ARA ao tornar um celular totalmente customizável

Nesta quarta-feira, 29/10, um vídeo com o primeiro passo do projeto foi apresentado. Chamado de Spiral 1, podemos ver o quanto a proposta evoluiu, inclusive, com um celular rodando uma versão do Android customizada para ele. O engenheiro apresenta suas características e praticidade acoplando peças como bateria, processador, tela de led e conexão USB para montar um celular completo.

ara-video

Projeto ARA: um celular para você montar, como quiser

A primeira versão foi desenvolvida pela NK Labs, nos Estados Unidos. Confira abaixo como está esta primeira versão:

Dê adeus ao seu “tijolão”

Com o tempo, podemos comprar um celular modular e apenas substituir as peças que estão com problema, sem precisar desembolsar uma grana violenta em um novo modelo ou desperdiçar algo que você investiu tanto. Possivelmente, também poderemos evoluir apenas o que for necessário nele: seja uma câmera nova, melhor processador ou auto-falantes.

Por enquanto, como afirma o engenheiro e sua equipe, 50% do celular é ocupado com as peças modulares, restando pouco espaço para desenvolver algo mais poderoso. Mas eles prometem ainda revolucionar as conexões dos módulos, o que pode permitir novos e futuras melhorias, talvez reduzindo o tamanho ocupado por certas tecnologias.

Os engenheiros já estão avançados para a próxima versão, com o protótipo Spiral 2, e aguardam novos chips desenvolvidos pela Toshiba, melhorando as conexões. Podemos esperar boas novas para este projeto e, quem sabe, também resolver problemas com o descarte de produtos químicos nas grandes cidades. 😉

Esta novidade eu vi no Venture Beat