O novo palco de guerra entre as gigantes dos games está no empréstimo de jogos

Houve um tempo em que o principal tapete de competição era a tecnologia por trás da diversão dos jogadores. Os consoles apresentavam uma maior quantitade de cores, profundidade de tela, som digital, 3D, texturas realistas… tudo para uma real imersão do jogador.

Mas com os últimos lançamento prometidos na última E3 2013, parece que os itens de maior repercussão nas apresentações públicas da Microsoft e Sony não foram os seus futuros consoles, o Xbox One e PS4, respectivamente.

Tudo girou em torno do controle da pirataria. Dificuldade crescente que acompanha o mercado de games e que existe desde o início remoto da história dos consoles, a cópia de jogos tem sido uma pedra no sapato das empresas e também das desenvolvedoras de games. Junte-se a isso o mercado de venda de jogos de segunda mão e até o empréstimo de jogos!

O novo palco de guerra entre as gigantes dos games está no empréstimo de jogos

Como a conectividade crescente entre consoles e a internet, criou-se as famosas redes de jogos em que os jogadores poderiam compartilhar resultados, comprar novos jogos e interagir com outros jogadores, tudo online. Mas esta solução também seria a chave para que Microsoft e Sony agissem para restringir usos de seus jogos por terceiros.

Voltando a E3, a Microsoft veio a público dizer que seu console teria restrições para jogos antigos e que seu console, dentre outras limitações, precisaria ser conectado diariamente para a autenticação do jogador, sob o risco de bloqueio de sua conta e impedimento de jogo. A Sony, aproveitando a situação, apresentou logo em seguida que seu próximo console, o PlayStation 4, não teria nenhuma dessas restrições, o que gerou uma reação acalourada do público presente no evento.

Com milhões sendo perdidos a cada lançamento, desenvolvedores exigindo maiores seguranças nos consoles e no meio os jogadores que querem jogar com os amigos, essa é uma batalha que ainda tem muito chão pela frente. Será que o mercado vai aceitar o modelo restritivo? Soluções como a Steam, mostram que o mercado de games pode se adaptar e buscar outros caminhos e saídas, longe de DRMs e bloqueios. Aperte o Start e chame a turma!

Os aguardados consoles chegam às lojas no final de 2013.O Playstation 4 por US$399 e o Xbox One, US$499.

Privacy Preference Center