O Faroeste está em alta no Iniciativa Nerd!

Com o retorno de bons (Bravura Indômita, 2010) e divertidos (Cowboys & Aliens, 2011) westerns, venho aqui lembrar de um ótimo sistema de RPG fantástico, ambientado no velho oeste, chamado DEADLANDS!

O jogo se passa no velho oeste americano, em 1877. Os EUA estão divididos, entre Estados da União e Confederados. A guerra civil não acabou, apenas se deu uma longa e tensa trégua após um terrível terremoto que devastou a costa oeste. Mas a realidade que poucos sabem é que os mortos começaram a se levantar em campo de combate. Mortos e diversas outras criaturas abomináveis começaram a surgir.

Nesta realidade os EUA estão divididos em:

  • Estados Unidos da América (o Norte)
  • Estados confederados da América (o Sul)
  • Nações Sious (terras indígenas onde os índios seguem as tradições antigas)
  • Confederação Coyote (terras indígenas, onde os índios misturam o antigo e o moderno)
  • Territórios Contestados – Territórios que não pertencem a ninguém e que possuem pequenas “cidades estados” como a Cidade dos Anjos Perdidos (Que seria Los Angeles após o terremoto)
Capa do livro Deadlands: um rpg com cowboys, magos e zumbis!

Tem muito mais que índios neste Oeste

Misturando faroeste com conspiração e terror, Deadlands oferece inúmeras idéias para historias instigantes e divertidas, possuindo sua própria linha de tempo com personagens, mistérios e segredos a serem desvendados.

Pistoleiros, cientistas loucos, índios, homens abençoados, feiticeiros e ate mesmo mortos vivos! Tudo isso e muito mais esta à disposição do jogador como personagens jogáveis.

O sistema é oferecido de três formas:

  • O sistema original – este sistema possui uma inovação: utiliza cartas de baralho na construção do personagem e para diversas ações do jogo e mantém o clima de faroeste com seus jogos de carta;
  • Sistema D20 – Deadlands também tentou entrar na febre D20, mas este sistema se mostrou muito inferior ao original;
  • Sistema GURPS – Deadlands teve sua versão para o sistema de Steve Jackson em 2001;
  • Sistema Savage Worlds – este é a ultima versão, Um sistema genérico que possibilita jogar Deadlands e todos os outros títulos da empresa em um só sistema e expande a historia original ate bem depois do ano 2000.

Os livros de RPG de DeadLands

Tamanho foi o sucesso desta linha de jogo que produziu uma série de quadrinhos por Warren Ellis e um jogo para PC em 2004.

Hoje em dia, o único titulo que ainda esta sendo produzido é o Savage Worlds, mas nos leiloes e sites de venda online pode-se encontrar com certa facilidade os anteriores.

Artigo por Claudio Carvalho – Mestre de RPG que adora pregar sustos em seus jogadores com suas aventuras sombrias pelas ruas de Arkhan.