Perto de receber uma adaptação milionária nos cinema com Jason Momoa como protagonista, o personagem Aquaman, da DC Comics, chegou perto de ganhar um seriado, graças a dois alunos.

Dois estudantes de cinema, Thomas Farr e Jeff Klein, investiram US$ 10 mil dólares para produzir um curta sobre o personagem Aquaman, em 1984, chamado AQUAMAN: The Cast Of The Angler. O empenho dos dois resultou em dois prêmios: de Melhor Filme Curta de Fantasia pelo Los Angeles Film Teachers Association e o de Melhor filme no CSUN Film Showcase.

“Era um roteiro de um milhão de dólares”, diz Farr em seu YouTube. Mas devido as claras restrições orçamentárias de dois estudantes, o seriado foi filmado mantendo um estilo visual semelhante ao “O Homem de Seis Milhões de Dólares” (Six Million Dollar Man), outro seriado de sucesso da época.

Segundo os autores, devido ao sucesso, a criação dos alunos foi pirateada e vendida em eventos de quadrinhos como se um piloto de TV. Por acaso, Farr reencontrou sua obra em uma convenção de quadrinhos nos anos 90. Alguns estúdios de Hollywood chegaram a sondar a possibilidade de converter o trabalho em um seriado de verdade. Mas isso nunca se concretizou.

Um detalhe importante é que este é um dos raros casos que um Fan Film recebe a permissão oficial da própria DC Comics (graças a Jenette Kahn 1979-2002) para usar um de seus personagens. A qualidade da obra não é parte de algum efeito especial turma, é convertido de uma fita VHS mesmo! =D Confira o “piloto” de AQUAMAN: The Cast Of The Angler:

Uma curiosidade: o curta conta com a presença de Thomas Dewier como The Angler, que ainda se tornaria um dublê de sucesso, presente em Batman & Robin, Homem de Ferro 3, X-Men: First Class, Star Trek into Darkness, e outros.