Esse anime resume a saudade que foram as sessões de Japanimation no Castelinho do Flamengo, no Rio de Janeiro. Vários moleques se acotovelavam para assistir a uma preciosidade em plena era do RPG, em 1993: um anime de capa e espada!

Record of Lodoss War é uma série de fantasia criada por Ryo Mizuno baseado no que ele originalmente criou para ser um jogo de RPG. Houve, desde então várias adaptações para o mangá, anime, e jogos de computador, muitos dos quais traduzidos para o inglês. Os enredos geralmente seguem as regras do D&D, baseados num grupo de personagens distintos que tomam para si missões específicas.

As fitas que circulavam eram em VHS (aposto que você nem lembra o que é isso, ou sequer sabe), todas com problemas, alguns com o som ruim e, ainda por cima, sem legenda! Só para fãs mesmo.

A referência mais próxima que tínhamos na época era Caverna do Dragão, só que Lodoss estava anos à frente (literalmente, já que Caverna era da década de 80), em matéria de animação e história. Todos os personagens seguiam o padrão do grupo básico de RPG:

Parn – o guerreiro
Deedlit – a elfa, apaixonada por Parn;
Etoh – o clérigo de Falis e melhor amigo de Parn;
Slaynn – o mago e velho amigo de Etoh e Parn;
Ghim – o anão, amigo de Slaynn
Woodchuck – o ladrão

Nas próximas matéiras, contaremos mais detalhes sobre a ilha maldita, suas tramas e forças opositoras na guerra pela conquista de suas terras.
 

A abertura do OVA original:

A abertura da série de TV: