Os anos 80 foram um período rico em desenhos e animações que encheram de felicidade a nossa infância. Sucesso de público, ou não, para as emissoras, na escola só se falavam neles e a gente torcia para, um dia, vê-los na grande tela. Afinal, se Comandos em Ação, He-man e cia conseguiram, por que os outros não?  Alguns desenhos vieram na contra-mão: do cinema para a TV. Só resta torcer e sonhar que estas obras-primas um dia cheguem lá! Muitos foram idealizados apenas para vender bonecos, mesmo assim, foram nossa fonte de diversão e histórias por um bom tempo.

MASK

Todas as crianças adoravam os carros que se transformavam e outros, ainda mais quando envolviam agentes secretos. Seria um 007 turbinado? Em Mask, equipes rivais lutavam pela paz e o equilíbrio da nossa sociedade.

Challenge of the Gobots

Primo pobre dos Transformers? Contando apenas com 3 personagens de cada lado, Gobots passava na Bandeirantes, em infindáveis embates pela dominação da Terra.

]

Silverhawks

Esse sim bate uma saudade no peito. Tudo era perfeito: as histórias, a música, tudo! Uma espécie de concorrente dos Thundercats (aliás, feito pela mesma produtora). Eu torcia para, quem sabe um dia, eles aparecerem no terceiro planeta dos felinos. A música tema ainda ecoa na minha mente. Quem sabe este não tem grandes chances de ser roteirizado?

The Spiral Zone

A Terra estava devastada (de novo?!?) quando um cientista cria um sistema para infectar áreas do planeta e dominar a mente das pessoas em cidades que me lembravam muito o filme Fuga de Nova Iorque. As lutas eram uma constante e a turma adorava mesmo eram motos-monociclos dos heróis.

Centurions

Esse sim tinha tudo para virar um filmão, repleto de efeitos especiais. Uma equipe altamente equipada que cobria, terra, ar e mar, enviados diretamente de uma estação orbital.

Pole Position

As músicas, realmente, eram o forte naquela época. Esta é outra abertura que não sai da cabeça. Dois irmãos que representam uma equipe para enfrentar o crime enquanto fazem shows de automobilismo acrobático! Destaque para os carros que são equipados com dois computadores de personalidade.

Faixa Bônus! Como falar de desenhos dos anos 80 é algo extenso, quero ainda acrescentar mais alguns desenhos que mereciam atenção dos produtores de Hollywood:

Defensores da Terra

Já pensou todos os heróis de antigamente, e seus filhos, reunidos para salvar a Terra? Esta é a premissa de Defensores da Terra, uma proposta de trazer para a garotada nomes como Fantasma, Mandrake, Flash Gordon e outros ícones.

Bionic 6

“Biônicos, somos os seis…” assim começava a abertura de um desenho sobre uma família biônica! Geniais e inteligentes, essa família diferente reúne uma equipe de super combatentes do mal enquanto tem de dar conta dos estudos dos filhos e dos afazeres da casa.

Thundercats

Thundercats hooooooo!!!! As manhãs de domingo não podiam ser melhores! Passando na Globo em uma rica época de animação, Thundercats conquistou os lares com seus felinos em produções bem acabadas e histórias envolventes. Tão ricas que recentemente receberam um upgrade e foram relançados. Tem boas chances de ganhar as telonas dos cinemas um dia.

Gostou da seleção? Se pudesse ter um de seus desenhos favoritos de volta, nos cinemas, qual seria?