Game of Thrones é a série de sucesso da HBO que arrebata fãs a cada ano. Baseada nos embates pelo controle dos reinos de Westeros, é escrita por George R. R. Martin ao longo de uma obra, ainda incompleta, de sete livros.

Tanto fãs quanto a própria HBO estão ávidos para que Martin termine a obra, mas o sexto livro só tem planos de surgir lá para 2015. Enquanto isso, a franquia segue inabalável em sucesso e crítica e que, recentemente, teve o trailer da quarta temporada divulgado.

Somando-se incontáveis fatos, o site Mashable resolveu reunir 15 curiosidades sobre o universo de Game of Thrones, tanto interno a obra quanto fatos sobre seus intérpretes. Confira abaixo:

Curiosidades sobre Game of Thrones1. Sansa adotou Lady após a sua morte

Sophie Turner, atriz que interpreta Sansa Stark, adotou Lady, o seu lobo gigante na série, depois que ela foi morta após ferir o príncipe Jofrey. A atriz, que sempre quis ter um cachorro, amou o Northern Inuit, um parente dos Huskies Siberianos, desde o primeiro momento, e lhe deu o nome de Zunni.

2. A Guerra das Rosas inspirou a luta pela sucessão

Também conhecida como a Guerra das Duas Rosas, foi uma sucessão de lutas das Casas de York e Lencastre pelo trono da Inglaterra, entre 1455 e 1485. O autor, que sempre foi muito fascinado pela glória e horror das guerras, afirma que não há nenhuma personalidade real foi retratada em seus personagens. Alguns fãs duvidam disso!

3. Um dos atores é parente de Charles Dickens

Harry Lloyd, que viveu Viserys Targaryen na série, é tataraneto do escritor. Vindo de uma família ligada a literatura e artes, não é surpresa que o ator inglês escreveu sobre Charles Dickens em sua monografia para a Universidade de Oxford.

4. A Muralha de Gelo foi inspirada em uma construção real

Em 1981, Martin visitou a Muralha de Adriano (Vallum Aelium), uma fortificação da Roma Britânica, no norte da Inglaterra. Ele recordou a visita ao local quando desenvolveu a ideia da gigantesca construção de gelo que protege os Sete Reinos de Westeros.

A Muralha real serviu para proteger de invasões das tribos situadas na Escócia. Já a versão de sua obra, George Martin afirma que por ser maior e mais mágica e, para manter segredo, diz que serviu para proteger muito mais do apenas escoceses.

5. Os Starks tem sua própria abertura da série

Os três filhos do meio de Eddard Stark, Sansa, Arya e Bran Stark, ou melhor, Sophie Turner, Maisie Williams e Isaac Hempstead-Wright, fizeram uma versão própria da abertura de Game of Thrones

6. Você nunca mais verá o Rei Jofrey

Pelo menos, é o que afirma o jovem ator, Jack Gleeson, que vive o terrível soberano de Westeros. Ano passado ele anunciou que, após as gravações de Game of Thrones, irá abandonar a carreira de ator. Gleeson procura investir em novas áreas incluindo ações humanitárias — ele já visitou o Haiti para ações de caridade.

Atuando desde os oito anos (e até com uma ponta em Batman Begins, 2005), Glesson afirma que quando atuar deixou de ser uma diversão e se tornou profissão perdeu muito da graça de atuar. Ele pretende continuar a escrever e atuar em seu próprio grupo de teatro.

7. Theon Greyjoy tem uma irmã cantora

Alfie Allen, que interpreta Theon Greyjoy é irmão da cantora britânica Lily Allen que compôs uma música em sua homenagem chamada “Alfie”.

8. Robb Stark está promovendo um crossover

Richard Madden está namorando Jenna-Louise Colema, Clara Oswald, companheira do 12º Doutor. Haverá alguma chance do Doutor salvar os Starks?

9. Game of Thrones inspirou um show burlesque

Na Australia, há um show parodiando a série Game of Thrones chamado: “Dames of Thrones Burlesque Show”.

10. Khaleesi mastigou um coração de chiclete

Uma das cenas mais marcantes do seriado, Daenerys mastiga um enorme coração de cavalo como prova de sua capacidade para o povo Dothraki. Para o efeito, eles produziram um enorme coração em goma de mascar, com sangue feito de açúcar e corante. Nham!

11. Leonardo DaVinci inspirou a abertura

Uma das aberturas mais marcantes da televisão, os produtores do seriado queriam ir além dos velhos mapas de fantasia. Então, segundo o designer Angus Wall, eles vieram com a ideia de um mundo dentro de uma esfera.

O mapa demonstra a cultura de cada reino, com engenhos e mecanismos que lembram as criações de Leonardo DaVinci.

12. George R. R. Martin acredita que a fantasia necessita de verdade

“[A ficção]” precisa ter uma verdade em seu cerne”, diz Martin para o The Wall Street Journal. “Você está escrevendo sobre pessoas, sobre a condição humana. Eu sempre cito Faulkner, que disse em seu discurso, após vencer o Prêmio Nobel que ‘o conflito do coração humano consigo é a única coisa que valhe a pena escrever. E eu sempre concordei com isso. É verdade, não importa em que gênero você esteja escrevendo, mesmo se existem dragões ou se é sobre um detetive particular ou um pistoleiro de faroeste, ainda é sobre pessoas e o conflito interno, ou não vale a pena ler.”

Ele ainda pesquisa do jeito antigo: através de livros. Em uma segunda casa, modesta e no final de sua rua, ele ocupa dois quartos só com livros.

13. O autor também vive uma vida pacata…

… exceto que sua caixa de correio é um castelo, completo e com ponte levadiça. Fora isso, sua vida em Santa Fé, Novo México, não tem luxos. Ele dirige um velho Mazda, come nos restaurantes próximos, é amigável com seus fãs, sempre atualiza seu blog e ainda permite seu conta nas velhas Páginas Amarelas. O jovem George Martin não era direrente: tinha tartarugas, foi editor do jornal da escola e capitão do clube de xadrez.

14. A língua Dothraki foi criada para o seriado

David Peterson, linguista, membro da Language Creation Society, que começou com a cultura Dothraki e criou quase 2.000 palavras antes de traduzir os roteiros da primeira temporada. A língua, originalmente, não existe nos livros. Confira este interessante vídeo do TED sobre a criação de línguas:

15. Há uma Lannister ficando pobre

Apesar do sucesso, atuar como Cersei Lannister não deixou Lena Headey rica. Atualmente, em meio a um divórcio, a atriz diz que ela e seu filho de 2 anos estão vivendo no vermelho.

Bônus: O Trono de Westeros é maior do que você imagina

Segundo a imaginação de Martin, o trono de espadas e ferros retorcidos seria gigantesco e grotesco. Um trono para meter medo. Para o seriado, optaram por uma solução mais em conta.

O verdadeiro Iron Throne de Westeros

Histórias intrigantes dentro e fora da trama moldam este show em especial. Alguma curiosidade ficou de fora? Comparilhe nos comentários!

Privacy Preference Center