Parceiros, aprendizes e até mestres, os personagens coadjuvantes servem para dar suporte ao herói, seja na sua criação, desenvolvimento e luta. É bom ter um apoio, dividir o fardo e ter com quem contar. Mas, em vários casos, de tão impactantes, eles conseguem roubar a cena de deixar o personagem principal no chinelo.

Sem eles você não escaparia da armadilha ou morte certa, aprenderia um golpe fatal, descobriria um verbete nos livros de magia ou mesmo, não ia ficar na fossa por que teria um bom amigo ao seu lado. Inspirado em um post que vi no Smosh, resolvi fazer uma ampla lista de personagens que são tão bons, senão melhores que os nosso heróis.

1º Spock (Star Trek)

coadjuvantes-09-spock
Com a importância que Spock detém nas séries e filmes, é difícil acreditar que ele é tecnicamente um coadjuvante. Mas nosso alienígena favorito de uma humana e um vulcano, inicialmente, se torna muito mais que um personagem de apoio, graças ao magnetismo de Leonard Nimoy, e hoje, de Zachary Quinto, com suas eloquentes e despretensiosas respostas. McCoy que o diga!

2º Kato (O Besouro Verde)

coadjuvantes-03-kato
Apesar do Besouro Verde lembrar muito o estilo do Batman (ricaço-lutador-do-crime) e ser até uma fórmula batida, é difícil prestar atenção nele quando Kato está por perto. Ele é um mestre de artes marciais, um gênio da mecânica, criando veículos turbinados (Black Beauty) e foi interpretado por BRUCE LEE!

3º Asa Noturna / Robin / Dick Grayson (Batman)

coadjuvantes-04-asanoturna
Robin é um personagem que, apesar das origens, evoluiu muito. De sua cômica presença nos anos 60 ao exagerado show de televisão onde Burt Ward mandava o seu “Santa Situação Batman”. A sua roupa então, sempre foi motivo de piadas entre os leitores do Menino Prodígio. Mas o tempo mudou com a reformulação dos quadrinhos nos anos 70 e com sequências que tornaram o Robin único e indispensável. Mas apenas o original, Dick Grayson, consegue chegar ao ponto de ser tão forte ou superior que o Batman, superando origens e traumas que Bruce Wayne carrega até hoje. Ele é um candidato perfeito para, no futuro, assumir o manto e passar de coadjuvante a principal.

4º Hit Girl (Kick-Ass)

coadjuvantes-07-hitgirl
Se você assistiu os filmes ou leu os quadrinhos, sabe que Kick Ass é, praticamente, coadjuvante da Hit Girl. E não só por causa da popularidade galopante da jovem atriz Chloe Grace Moretz. Hit Girl é uma máquina de combate treinada desde o nascimento. Como Big Daddy disse, Kick Ass só é bom em apanhar.

5º MyCroft Holmes

coadjuvantes-08-Mycroft
Irmão mais velho do famoso investigador, este sim é o homem mais inteligente da Inglaterra. Talvez para fazer com que Sherlock, com tantas habilidades e atribuições, tivesse uma figura superior que, em instantes, demonstra o quanto seu querido irmão está atrás em suas deduções. Na série da BBC, a relação de irmãos é bem mais explorada que em outras ficções, dando a perceber facilmente o conflito entre egos e gerações de gênios.

6º Hermione Granger (Harry Potter)

coadjuvantes-05-hermione
Hermione não nasceu em uma família de feiticeiros com legados e influência. Seus pais são Muggles e ela batalhou mais do que ninguém para se tornar a mais brilhante bruxa de sua idade. Se não fosse ela, Harry Potter ficaria dando voltas até descobrir o que fazer.

7º Bender Bending Rodriguez (Futurama)

coadjuvantes-02-benderO mais sarcástico de todos os robôs, Bender é uma figura! Além de suprimir todas as possíveis diretrizes e leis da robótica, Bender tem ofuscado personagem principal de Futurama e tem todos os recibos de merchandising para provar isso.

8º Willow Rosenberg (Buffy the Vampire Slayer)

coadjuvantes-01-willow
Antes mesmo de Willow tornar-se a Darth Willow, ela era o Scooby que cresceu e mudou ao longo da série, das formas mais atraentes e muitas vezes inesperadas.

9º Gromit (Wallace & Gromit)

coadjuvantes-10-gromit
O que seria de Wallace sem Gromit. O fiel e inteligente cão salvou seu dono tantas vezes e, mesmo sem dizer uma só palavra, conquista com sua sapiência e carisma.

10º Hiko Seijuurou XIII (Samurai X)

coadjuvantes-06-HikoSeijuurou
Nas palavras do autor, Hiko Sijuurou é um personagem tão forte na série que não poderia utiliza-lo. Ele acabaria com os vilões facilmente e, portanto, não teria história.

Menção honrosa:

Kazuma Kuwabara (Yu Yu Hakusho)

coadjuvantes-11-kuwabara
No início, Kuwabara era o brigão da escola, batia de frente com todos, até encontrar o Yusuke Urameshi. Logo, se tornaram amigos (à forma Kuwabara). Apesar de tantos poderosos a sua volta, ele encontrou meios de superar dificuldades e também desenvolver seus próprios poderes, sem perder sua divertida arrogância.

Curtiu a lista? Quem mais podemos acrescentar como um coadjuvante de peso? Coloque seu coadjuvante predileto nos comentários!